(Publicado às 13:15 hs, quinta feira, 07/07/2016)
Os acordos dos bastidores na política de Cabrália I
É possível que nas caladas da noite o município de Cabrália já esteja sendo negociado nas mesas dos acordos políticos, enquanto o povo dorme e os apaixonados ficam trocando figurinhas e cantando o "já ganhou" com os amiguinhos do face e grupinhos do whatsApp nas redes sociais. VEJAM BEM: até o momento apenas três pré-candidatos de maior potencial se apresentam no município. Alexandre Carvalho, representante do grupo que atualmente administra o município. Agnelo Santos, representante do grupo liderado por Robério Oliveira e Claudia Oliveira (sua irmã, prefeita de Porto Seguro), Alexandre e Agnelo fazem parte de partidos e grupos altamente ligados a Wagner, Rui Costa, Lula e Dilma. O terceiro nome da disputa é Aziz Ramos, empresário que até aqui apresenta uma campanha independente. Mais 2 ou 3 nomes de menor potencial ensaiam entrar na disputa, o que pode representar uma preocupação, cada candidato de 500, 700 ou mais votos, pode mudar substancialmente o resultado da eleição. PROVA DISTO tivemos recentemente quando com 8 candidatos registrados no último pleito, Jorge Pontes ganhou a eleição com apenas 30% dos votos válidos, 70% do eleitorado votou contra ele.
Os acordos dos bastidores na política de Cabrália II
Comenta-se que o candidato Agnelo Santos participou muito recentemente de um encontro com o deputado Jânio Natal, que é adversário ferrenho de Robério e Claudia em Porto Seguro e ligado ao grupo de Ubaldino (até o momento). A prova real da veracidade deste encontro foi comprovada esta semana no face da presidente do PSDB de Cabrália Ana Maria Gordilho, quando ela divulga uma fotografia de Agnelo, Kassab e Robério Oliveira, elogiando os 3 políticos. Vejam, se foi Jânio quem arrumou Ana Maria como presidente deste partido, é logico que ela jamais iria engrandecer os adversários de Jânio Natal sem a devida autorização do chefe. Se isto realmente está acontecendo, se Jânio Natal vier a fechar acordo com Agnelo em Cabrália é sinal de que vai fazer corpo mole na política de Porto Seguro ou vai deixar o grupo de Ubaldino e abraçar a campanha de Robério e Claudia. Ai automaticamente, sendo o "dono" de três siglas em Cabrália, com 2 vereadores fieis em seu partido, e mais uma meia dúzia de pré-candidatos, vai querer, e pode indicar o vice da chapa de Agnelo, o que vai contrariar o PSC (de Lero Lero e Ernanda), o PDT (de Célio Morada do Sol) e o PP( de Hélio de Paula), que estão com Agnelo (isto até o momento) e todos sonham em ser o vice.
Os acordos dos bastidores na política de Cabrália III
O pré-candidato Alexandre Carvalho, por mais que queira desvincular o seu nome como indicado do prefeito Jorge Pontes, é impossível. É o atual vice-prefeito do município, foi secretário de duas pastas por três anos e goza do prestigio e apoio de toda a família "Pontes" e "Monteiro", que tem como articuladores e armadores, o filho do prefeito, Filipe Pontes; o ex-secretário de educação, Evandro Abade; o sargento Franca e o presidente da câmara Luciano Monteiro. Em todas as pesquisas de opinião (as verdadeiras e as mentirosas), apontam uma rejeição do prefeito e do seu grupo em torno dos 70% a 75%, o que torna inviável qualquer sucesso eleitoral, "A MENOS QUE O FATO SE REPITA", quando em 2012, oito candidatos registraram as candidaturas e Jorge Pontes com apenas 30% ganhou a eleição contra os 70% que ficou dividido entre os outros concorrentes. Alexandre é visto como um bom cidadão, festivo, participativo, exemplar chefe de família, e ainda sem desgaste político, o seu nome vem ganhando um crescimento lento, talvez até por falta de novas ideias, novas cabeças pensantes no grupo, falta de articulações e falta de independência política e financeira, visto que os armadores citados acima e rejeitados, não podem aparecer de público (exceção do presidente da câmara), o que acarretaria mais ainda as dificuldades do sucesso de Alexandre em deslanchar efetivamente o seu trabalho de pré-candidato e dentro em breve de candidatura definitiva. O nome do seu vice vem sendo discutido nos bastidores e pensava-se na filha do ex-prefeito Bahiano, a Sra. Cida Pinto, que chegaria com o apoio de Jânio Natal e do grupo dos Pinto. Esta possibilidade está ficando remota, diante do possível quadro acima que foi exposto e com a possível dissolução da união de Jânio e os Pinto. O PCdoB, que apoia o prefeito Jorge desde os princípios do seu governo, tem um vereador (Aruã Pataxó), tem mais de 10 candidatos a vereador, é a sigla mais organizada do grupo do prefeito e já fechou questão na indicação do vice de Alexandre, tendo na advogada Eunice Brito, de Coroa Vermelha, o seu principal nome. Até a convenção muita água pra rolar nos bastidores desta pré-candidatura de Alexandre Carvalho.
Os acordos dos bastidores na política de Cabrália IV
Enquanto tudo isto vai, e vem acontecendo nos bastidores, o pré-candidato Aziz Ramos, ainda na sua carreira solo e independente de opiniões de grupos, tendo o Aziz como seu único instrumento de organização partidária, de reuniões, de acordos, de coligações, de palestras, de jornalismo, de divulgação e outros artifícios da pré-campanha, vai se arrastando, procurando as brechas e erros dos dois principais concorrentes (Agnelo e Alexandre), no sentido de abreviar o seu crescimento, e até a sua convenção já divulgada para o dia 20/07 tentar então trazer para os seus quadros, nomes e partidos que venham a fortalecer, somar e dar uma visibilidade maior na sua campanha. Tem experiência de sobra, foi vice-prefeito de Porto Seguro, foi candidato a vereador, a prefeito e a deputado estadual. Se fizer uma campanha com uma nova visão, aconchegar nomes, partidos, famílias, lideranças, que fortaleçam a sua equipe de frente, vai dar trabalho aos dois adversários mais próximos e tem condições inclusive de virar o quadro atual.
Os acordos dos bastidores na política de Cabrália V
Do ponto de vista atual, analisamos aqui neste momento a possibilidade de vitoria se a eleição fosse hoje(eu disse se fosse hoje), do pré-candidato Agnelo Santos, afinal já são quase 4 anos de pretensão e armação política pensando em chegar ao poder do município. Por sorte do destino ele recebeu de presente, dois partidos arrumadinhos PDT e PSC, isto nos últimos 60 dias, sem acordos futuros, de bandeja, caídos do céu (os 2 juntos somam mais de 20 candidatos a vereador), esbarraram de presente no seu colo. Mas como tudo que vai pode voltar, até a convenção pode acontecer surpresas. Sem estes 2 partidos a sua candidatura estaria vazia, numa prova de que os seus 4 anos de pré-candidato em quase nada resolveu. QUANTO AS POSSIBILIDADES de Alexandre Carvalho, elas existem é claro!! principalmente quando se vislumbram alem dos três nomes, o aparecimento de mais 2 ou 3 que venham a participar da divisão eleitoral, o que só prejudica aos "candidatos que são contra o grupo que governa", pois é sabido que só se dividem os eleitores que estão fora do governo, fora do poder. Cabrália teve o seu grande exemplo no último pleito de 2012. Alem disto ninguém pode duvidar do que pode acontecer na atual conjuntura política da Costa do Descobrimento, que pode a qualquer momento sofrer mudanças gigantescas, com vários candidatos sub-judicie, problemas de contas rejeitadas, improbidade administrativas, enriquecimentos ilícitos e vários outros desmandos, alem ainda do momento em que atravessa a política nacional. De igual modo a candidatura Aziz Ramos em nada pode ser descartada, tem potencial, vem se organizando e somando junto aos indecisos que ainda são mais de 40% no município.
A QUEBRADEIRA TAMBÉM É UM FATOR DE SUMA IMPORTÂNCIA, EM CABRÁLIA TEM ATÉ AGORA TRÊS PRÉ-CANDIDATOS, SEM DINHEIRO(dizem eles), SEM GRANA PARA PEITAR UMA ELEIÇÃO. MUITA CONVERSA FIADA, DESCULPAS, PROMESSAS, PLANOS E MENTIRAS. ISTO SIM ESTÁ SOBRANDO NO MUNICÍPIO. COM PRÉ-CANDIDATOS A VEREADOR E LIDERANÇAS COM DIFICULDADES DE ABASTECEREM OS SEUS CARROS, DIFICULDADES PARA A TRAVESSIA DAS BALSAS(para Santo André, Santo Antonio, Guaiú e Ponto Central), PARA VISITAR AS SUAS COMUNIDADES, PARA VISITAR AS SUAS LIDERANÇAS. "O DINHEIRO NÃO SIGNIFICA A COMPRA DE VOTOS", MAS SIM O MECANISMO PRINCIPAL PARA TODA E QUALQUER MOVIMENTAÇÃO, ARRANCADA POLÍTICA, PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO PRÉ ELEITORAL. QUEREM BOTAR UM MUNICÍPIO NA MÃO, COM 35 MIL HABITANTES, 18 MIL ELEITORES, 6 MILHÕES EM RECURSOS MENSAIS, 1.200 FUNCIONÁRIOS, SÓ NA PROMESSA, VAMOS VER, DEPOIS EU RESOLVO, E CONVERSA FIADA, SEM NENHUMA ESTRUTURA POLÍTICA, SEM PLANEJAMENTO, SEM UM PROJETO ADMINISTRATIVO??? O POVO NÃO É BESTA...
Vamos continuar no aguardo dos próximos passos que estão às nossas vistas, no aguardo dos acordos de bastidores, acreditando que até o final deste mês, as decisões estejam realmente consolidadas, e até 16 de agosto oficializadas, dando-se início a disputa eleitoral.
MUITO OBRIGADO aos amigos, políticos, lideranças e juventude, que vem acompanhando, visitando e fazendo a leitura diária do nosso BLOG. CHEGAMOS COM SUCESSO AOS 500 PARTICIPANTES DIÁRIOS DESTE NOSSO PROJETO.
"romaliomouracomentando.blogspot.com"
-POLÍTICA -SOCIEDADE -EVENTOS e ACONTECIMENTOS da COSTA do DESCOBRIMENTO-
POR ENQUANTO, "ESTA É A MINHA OPINIÃO".
Nenhum comentário:
Postar um comentário