Comentando os Comentários: RESULTADOS, SURPRESAS E ACONTECIMENTOS DAS ELEIÇÕES NA COSTA DO DESCOBRIMENTO.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

RESULTADOS, SURPRESAS E ACONTECIMENTOS DAS ELEIÇÕES NA COSTA DO DESCOBRIMENTO.

 (PUBLICADO AS 02:15 HS, DE TERÇA FEIRA, 04/10/2016)


      Encerrada a Grande Festa da Democracia

Neste domingo 02 de outubro o Brasil viveu a sua grande festa democrática, quase 150 milhões de eleitores foram as urnas escolher os prefeitos e  os vereadores de seis mil municípios. O PMDB cresceu em todo o Brasil,  O PT encolheu. Os oito municípios aqui da Costa do Descobrimento tiveram algumas surpresas, outros mostraram a realidade das pesquisas.  Para o legislativo nestes municípios tivemos várias novidades e grandes surpresas. Em Belmonte por exemplo, dos 11 vereadores da câmara nove se reelegeram, o que mostra o maior número de reeleitos do extremo sul.  VEJAM A SEGUIR OS NÚMEROS, SURPRESAS E RESULTADO DOS 8 MUNICÍPIOS DA Costa do Descobrimento.

 EM PORTO SEGURO foi mantido o resultado que as pesquisas apresentavam com a prefeita Claudia Oliveira sendo reeleita com uma diferença de 7.932 votos em um total de 87.438 eleitores onde 77,55% compareceram e 22,45% estiveram ausentes.  CLAUDIA OLIVEIRA -  29.198 votos,  LÚCIO PINTO - 21.266,  ROBERTA - 6.496,  CHICO CANCELA - 4.908 VOTOS. A família Pinto tradicional oposição, com algum reforço de Danilo Suprilar, Jânio Natal e outros, saltou de 17 mil votos em 2012 para mais de 21 mil agora em 2016.  O resultado foi o esperado pela maioria de políticos e formadores de opinião. Os quase 12 mil votos de Roberta e Chico Cancela, juntados aos nulos e brancos mostram um eleitorado independente e já cansado dos nomes de Claudia e Lúcio Pinto. No mais tudo como esperado, agora é torcer para o sucesso da prefeita em mais 4 anos de administração.

 EM EUNÁPOLIS  a coisa não foi bem a esperada e propagada pelas pesquisas eleitorais, eram apontados resultados em que Robério Oliveira venceria as eleições com facilidade e poderia chegar aos 75% dos votos do município, mas o que aconteceu foi uma diferença de poucos votos com a segunda colocada. VEJAM: Em um total de 76.567 eleitores, votaram 76,62 % e estiveram ausentes 23,38 % o candidato eleito Robério obteve 46,13% num total de 24.453 votos, a segunda colocada  Cordélia Dapé  ficou com 37,58% num total de 19.917 votos, Maria Menezes teve 4.839 votos e Adelson do Alecrim 3.796 votos. SEM DÚVIDA, EUNÁPOLIS DEU A VITORIA ESPERADA A ROBÉRIO OLIVEIRA, MAS COM UM QUADRO TOTALMENTE SURPREENDENTE AO ESPERADO POR POLÍTICOS, PESQUISAS E FORMADORES DE OPINIÃO DA REGIÃO. Os votos dos 3 adversários de Robério com os nulos e brancos passaram dos 30 mil votos, superando os 24 mil de Robério. Eunápolis pode estar cansando dos nomes da atualidade, cabendo a Robério Oliveira com sua visão administrativa dar uma reorganizada nesta situação nos próximos quatro anos. VAMOS EM FRENTE.

EM GUARATINGA foi uma vitoria surpresa em quantidade de votos, mas que já era esperada, uma realidade, a Dra. Christine Pinto era apontada como a favorita, não se esperava tamanha diferença. VEJA O QUADRO,  o município tem 15.905 eleitores compareceram 79,72% e estiveram ausentes 20,28% a Dra. Christine obteve 66,33%  num total de 7.737 votos, o atual prefeito Kenoel Viana ficou com 32,32% num total de 3.770 votos e Arnoldo Prado com 1,35% igual a 158 votos.  A diferença foi de 3.967 votos. Os formadores de opinião e as pesquisas davam a Christine uma vitoria bem menor em torno de 500 a 1.000 votos. Christine é filha do empresário e ex-prefeito Ademar Pinto que ficou impossibilitado de concorrer por problemas eleitorais, ela é filha da cidade e médica atuante em Guaratinga e região, será a primeira mulher prefeita do município, o seu vice é o líder dos humildes e dos trabalhadores rurais, meu amigo Ezequiel Xavier, tem tudo pra dar certo,  CANTEI ESTA PEDRA, aqui no Blog, no face e lá em Guaratinga, e não tenho dúvidas de que será uma exemplar prefeita. VÁ EM FRENTE MINHA AMIGA CHRISTINE, EU ACREDITO PIAMENTE EM SEU TRABALHO, Guaratinga precisa do seu carinho e pulso administrativo.

EM ITABELA a coisa foi bem disputada entre os três candidatos,  com 22.666 eleitores, compareceram 72,83% e estiveram ausentes 27,17% eleitores, o candidato Luciano Francisqueto obteve 37,02% com 5.496 votos,  Leleu da Sacaria  32,35% com 4.802 votos e Suely Caribé 30,63%  com 4.547 votos. LUCIANO vai administrar com uma oposição de 63% dos eleitores do município, cabendo pra ele a responsabilidade e competência de administrar bem e conciliar as arestas que deverão surgir no desenrolar do seu governo. Como é filho de ex-prefeito, é um jovem empresário, mas calouro em administração pública, saberá convocar um quadro de auxiliares competentes para dar uma arrancada na administração de Itabela que ficou estacionada nos últimos dois anos. Fui um dos grandes torcedores desta vitoria e em nosso BLOG, nosso face e redes sociais  já apresentava em nossos textos o sucesso desta chapa que tem o vereador Gil de Monte Pascoal (vereador por 6 mandatos) meu tradicional amigo e companheiro político naquelas bandas, como vice e parceiro experiente de Luciano. VAI DAR CERTO, TEM TUDO PRA DAR CERTO, ITABELA FEZ UMA BONITA ESCOLHA.

EM SANTA CRUZ CABRÁLIA deu Agnelo Santos, as pesquisas já apontavam esta vitoria. Sem nada para mostrar ao povo  de novo ou de projetos para o futuro, os apoiadores de Agnelo apostaram na rejeição do prefeito Jorge Pontes (65 %), que indicou Alexandre Carvalho, e fizeram a campanha inteira dizendo e afirmando que Alexandre era a continuidade de Jorge e que os mesmos secretários, diretores e administradores iriam continuar mandando e administrando. Criou-se então o clima da mudança. Agnelo não tem votos e nem é liderança, mas todos os 65% descontentes de Jorge só tiveram um caminho e um candidato a seguir, AGNELO.  O seu cunhado Robério e a sua irmã Claudia só apareceram por lá durante 30 minutos na convenção, foi realmente a rejeição do atual prefeito que levou de graça os votos até Agnelo. Diga-se de passagem que a rejeição de Jorge foi criada pela falta de uma assessoria de comunicação competente que durante os seus 8 anos de mandato não teve ninguém preparado para o cargo, todos amadores, medrosos, despreparados e sem conhecimento político. Jorge tem dezenas e dezenas de obras, organizou grandes eventos locais, nacionais e internacionais, pagou rigorosamente em dia os seus funcionários, mas passou os 8 anos no esquecimento político por falta até hoje de uma secretária de comunicação competente. O resultado então apresentado, Agnelo obteve 9.753 votos, contra 3.949 de Alexandre. COISAS DA POLÍTICA!!! vamos em frente, aguardar os novos fatos, a nova equipe e os planos para o município. NA VERDADE todos os dois grupos tem a mesma origem, Agnelo já foi empregado de Jorge como chefe da limpeza pública por 4 anos, seu amigo Castilho foi secretário de Jorge, mais 10 pessoas da sua linha de frente vieram da equipe de Jorge.  DEUS SABE O QUE FAZ,  DEUS TENHA PIEDADE  DO POVO.  VAMOS AGUARDAR!!! PREVALECEU A DEMOCRACIA.

  EM BELMONTE deu Jânio Natal, uma eleição muito bem disputada entre ele e o seu principal adversário Iedo Elias, a candidata a reeleição Alice Brito ficou um pouco distante dos dois que por coincidência já foram prefeitos por dois mandatos cada um e são filhos da terra. De um total de 16.115 eleitores, votaram 80,24% e estiveram ausentes 19,76% do eleitorado.  Jânio Natal obteve 40,42% com 4.896 votos,  Iedo Elias  36,26% com 4.393 votos.  A prefeita Alice ficou com 23,32 %  e 2.825 votos.  Jânio que tem como vice o seu irmão Janival, vai administrar com uma oposição de 60% do eleitorado do município, mas com a experiência de vários cargos eletivos, acredita-se que ele saberá dar a volta por cima e fazer um bonito trabalho em sua terra natal.

  EM ITAPEBI nenhuma surpresa, o candidato que vinha liderando as pesquisas ganhou a eleição. Com um total de 8.515 eleitores no município, compareceram para votar 78,85% e deixaram de votar 21,15%, o candidato eleito PEBA ficou com 57,04% e  3.643 votos.  GUNGA  42,79  e  2.733 votos, SILVANI  0,17 %  e apenas 11 votos.  AI  NADA DE SURPRESA.

  EM ITAGIMIRIM a candidata Devanir Brilhantino (esposa do ex-prefeito Brilhantino), derrotou Rogério Andrade que substituiu o prefeito assassinado daquela cidade,  a sua família vem sendo investigada como mandantes do crime, o que deve ter sido explorado na campanha, refletindo no resultado. Devanir com 61,38%  e  3.037 votos.  Rogério com 26,80%  e 1.326 votos. Marcio com 9,60 % e 475 votos.  Kiko com 2,22%  e apenas 110 votos. De um total de  6.478 eleitores,  81,07% votaram e 18,93 estavam ausentes. 

 NO QUADRO DE VEREADORES EM PORTO SEGURO E REGIÃO TIVEMOS VÁRIAS SURPRESAS,  é o caso de Jânio Natal Junior, filho de Jânio Natal, que concorreu ao cargo de vereador em Porto Seguro onde seu pai foi prefeito e obteve 10 mil votos na última eleição (2014) para estadual, e o seu filho precisava de 900 votos para se eleger, fez um grande trabalho de divulgação e só obteve 350 votos, realmente uma grande decepção e surpresa. No Arraial Dajuda todos os três vereadores atuais Dilmo, Ditão e Benezinho, perderam a eleição, eram considerados reeleitos de primeira linha. Nomes como Roló, Martins, Gilvan, Coreia, Léo da Cesta, Marcos Aurora, Charles Sena, Miguel Ballejo e outros considerados medalhões ficaram de fora. Numa câmara de 17 vereadores em Porto Seguro, apenas 6 se reelegeram. Surpresa para muitos foi Robério Moura, que de 710 votos em 2012, saltou para 1.295 votos, sendo o terceiro mais votado do município de Porto Seguro. EM BELMONTE foi a câmara que mais reelegeu vereadores na região, dos 11 que formam o legislativo daquela cidade, nove se reelegeram, entrando apenas dois novos vereadores. EM CABRÁLIA NÃO EXISTIU NOVIDADES, apenas a derrota do cacique Aruã Pataxó que já vinha como vereador, um trabalho perfeito, chegou a concorrer como deputado estadual no último pleito e ficou fora da câmara. EM COMENTÁRIOS ANTERIORES SOBRE O LEGISLATIVO DE CABRÁLIA eu já havia enumerado aqui os possíveis eleitos,  perdemos apenas em um nome que foi a entrada do candidato,   Meu Jovem.  o candidato Romali Moura (foi vereador por 2 mandatos) em Porto Seguro, uma surpresa para os amigos mais próximos, esperava-se uma votação superior a 600 votos o que te daria direito a uma cadeira na câmara, obteve apenas 400 votos. O candidato Gersão em Guaratinga, palco de polemica durante a campanha, chegou a ser cogitado e disputado como vice,  ficou distante dos votos para se reeleger. Várias outras surpresas que a política e a democracia oferecem aconteceram na região.
                 
               CURIOSIDADES DA POLÍTICA E SURPRESAS ELEITORAIS

EM TEIXEIRA DE FREITAS a família de Timóteo Brito volta ao poder depois de algumas eleições de derrotas. Ele Timóteo com 77 anos, foi prefeito a 16 anos passados, volta a ser prefeito de Teixeira e o seu filho se elege em Alcobaça.

EM CANAVIEIRAS o conhecido Almir Melo  (cunhado do saudoso Parracho) que já foi prefeito por quatro vezes, perde agora a eleição tentando mais um mandato e fica em último lugar nos quatro concorrentes.

EM  MACHACALIS,  Minas Gerais, aqui vizinho ao município de Itanhén, o meu estimado primo "Mauro de Moreno" foi o candidato único e teve 100% dos votos válidos para prefeito. Isto foi resultado de uma costura feita por Mauro, seus amigos, com o aval do seu tio Gilvânio Moura que foi prefeito do município por dois mandatos. Somando a isto também a historia do município que teve o nosso saudoso Aurélio Batista (avô de Mauro e pai de Gilvânio Moura) como primeiro prefeito do município. A novidade ai é a costura de uma candidatura única, coisa que a muito tempo não se via na região. 

EM SÃO BERNARDO DO CAMPO  o filho de Lula perde para vereador, mesmo com o apoio e financiado pelo pai, Marcos Lula obteve apenas 1.504 votos e precisava de pouco mais de 4 mil votos para ser reeleito vereador. O candidato a prefeito também do PT perdeu já no primeiro turno. COISAS DA POLÍTICA!!!

EM SALVADOR o candidato a reeleição ACM Neto, proporcionalmente é o mais bem  votado do Brasil em todas as capitais, influenciou no crescimento do seu partido o DEM e apenas na grande Salvador, dos 15 municípios considerados grandes, localizados no entorno da capital, ele indicou e elegeu 12 prefeitos. REALMENTE VEM SENDO UMA FIGURA DE DESTAQUE NACIONAL.  

CONTINUE NOS PRESTIGIANDO, SEJA UM DOS NOSSOS MIL VISITANTES DIÁRIOS.  "romaliomouracomentando.blogspot.com"  POLÍTICA - SOCIEDADE - EVENTOS e ACONTECIMENTOS da Costa do Descobrimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário